Work in progress

“Não muito longe dali, sentada nas grossas raízes expostas da grande castanheira de vasta copa, sua árvore, a Velha Pisadeira está agachada, escolhendo entre os vários tipos de ervas espalhadas pelo chão. Nos galhos grossos dessa castanheira cujo tronco centenário nem quatro homens adultos conseguem abraçar é onde ela montou sua choça, e dorme, nas noites em que dorme. Seu rosto é cheio de rugas profundas cujas bordas flácidas quase se dobram, cabelos completamente brancos presos em um rabo que desce até a cintura, corpo magricela e encarquilhado. É velha, velha, velha. O que nela parece não ter idade são os olhos fundos de tão intenso brilho negro que nem todos conseguem encarar.
E ali está meu Macu chegando devagar e, sem cerimônia, vendo as ervas no chão, vai indo vai indo e pega uma que começa a chupar, enquanto se agacha ao lado. Ao contrário da Pisadeira, meu Macu não tem idade, preto retinto e beiçudo como foi quando nasceu.
– Boas vidas, minha vozinha – ele diz.
Ela não levanta os olhos do que está fazendo:
– Boas, meu neto.
Macu chupa a erva, fazendo ruídos grosseiros. Continua tão sem modos como sempre foi.
– Matando muita gente por aí, veia? – ele pergunta.
– E você, fazendo muito nada por aí?
– Eu, não!
– Eu também não. E cê tá retinto de saber que mato pouco e só quando obrigada, porque meu gosto é o de curar. O que cê só faz me atrapalhar.
– Eu, minha vó!Por quê?
– Porque não consigo curar sua preguiça, homem! Num tem erva que dê conta.
– E eu lá quero que você me cure, veia implicante!
– Cadê seu irmão?
– Eu sei lá!
– Pois vá atrás de saber e ensine esse minino a escolher melhor o que me traz. Ele continua trazendo tudo errado. Vai.
Pisadeira pega um punhado de ervas e soca bem socado no pilão. Macu pede:
– Me dá um pouco dessas aí, vózinha.
– Tarde piaste, meu neto. Tá tudo triturado. Vai catar a sua, se quiser.
Macu se levanta, ainda mascando a erva que pegou ao chegar e, com os mesmos passos lentos de quando veio, vai embora. Meu coraçãozinho vai com ele, enquanto volto os olhos para minhas icamiabas.”

Esse post foi publicado em Cotidiano. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

