Nos varais da literatura

Quando leio escritores portugueses, tenho a impressão de estar lendo em outra língua: não pela ortografia de algumas palavras, e nem pelo uso de palavras diferentes, mas pela maneira da construção das frases, o movimento das palavras, o ritmo.

É interessante ver como a cultura de um povo modifica a maneira da língua expressá-la. Parece mesmo que é outra alma que está por trás da mesma forma da língua. E é verdade, claro. A nossa maneira de escrever a nossa mesma língua mostra como somos iguais e diferentes.

Sem nenhum julgamento de valor, apenas tentando uma metáfora impressionista, sinto que se a literatura fosse um varal, no varal da prosa portuguesa estariam dependuradas roupas engomadas e de cores graves, rigorosamente colocadas, enquanto no varal da prosa brasileira estariam roupas leves e coloridas tocadas pelo vento.

Anúncios
Esse post foi publicado em Cotidiano. Bookmark o link permanente.

4 respostas para Nos varais da literatura

  1. Ronaldo Cagiano disse:

    Sempe tive essa mesma sensação. A escritura literária do português de Portugal parece mais engomada e formalmente rígida. Veja, por exemplo, como eles usam demais o infinitivo, enquanto nós abusamos do gerúndio. O português aqui falado e escrito, principalmente o liteário, é mais permeável e flexível, absorve melhor o movimento dos ventos e das ondas que regem as mudanças em todos os níveis, por isso desenvolvemos uma linguagem menos dura, mais poética e metafórica, com + imagens e ressonâncias polifônicas, polissêmicas.

  2. Izilda Bichara disse:

    Também sinto isso, Maria José, e a comparação pela imagem das roupas penduradas no varal é perfeita,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s