Frases de Inês Pedrosa

Domingo passado tive o prazer de mediar uma conversa com a escritora portuguesa Inês Pedrosa e a querida Andréa Del Fuego. A conversa se deu no SESC Pinheiro, na última mesa da Balada Literária de 2013.

Na abertura, falei das frases preciosas dos livros da Inês Pedrosa, frases perfeitas para epígrafes de algum livro. Fiz uma pequena seleção dessas frases de dois livros dela, “Nas tuas mãos” e “Fazes-me falta” para colocar neste post.

Aqui estão:

“Demasiado tarde. São estas as palavras mais tristes de qualquer língua.”

“As pessoas são mais imprevisíveis para o bem do que para o mal, por isso nunca me canso de viver.”

“Costumava dizer que ser amigo de alguém é ter a coragem de conhecer o melhor e o pior dessa pessoa, e guardar esse pior, por mais peso que tenha, no silêncio do nosso coração.”

“Enfrentando a imperfeição aprendi a perdoar. Olho para a raiz das ações, e concluo que também eu a podia ter cometido. A pior delas.”

Falando do divórcio:
“As separações nunca encontram militantes. Um divórcio é um triplo salto mortal em câmara lenta: morre em nós o outro, morre essa metade de nós que pertencia ao outro, morre a imagem estável que as pessoas que nos cercam tinham de nós. E tudo isso morre devagar, aos soluços, sem ritos fúnebres nem cerimoniais de apaziguamento.

Falando da morte de uma criança:
“Para onde foi a vida futura dessa criança? Como crescerão sem ela os amigos que não teve, os amores que não conheceu, os projetos particulares do seu cérebro irrepetível?”

Sobre a educação dos filhos:
“… tratarei apenas de garantir que a minha criança saiba fazer-se feliz a si própria, e encare toda a gente – do presidente do conselho de administração ao homem do lixo – como pessoas transitórias em situações transitórias, tal como ela.”

“A origem da minha curiosidade pelas formas de arte enraíza-se menos na profissão da minha mãe do que numa educação para a alegria, numa noção do mundo como lugar transformável, cheio de possibilidades. ”

Anúncios
Esse post foi publicado em Trechos de livros. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s