Estupefação

Depois de assistir “Febre de Rato”, de Chico de Assis, de quem amei “Amarelo Manga”, me sinto forçada a perguntar: a revolução sexual foi feita nos anos 60, não foi não? Precisa ser feita outra vez? Os poetas malditos, como personagens dignos de menção, também são datados, não são não? E o Bakunin no retrato pendurado na parede quer dizer o quê no Recife de hoje?
O anarquismo era uma ideologia política que propunha, por mais paradoxal que pareça, uma organização. Não era só fazer sexo numa banheira de água fria no calor escaldante.
O que esse filme quer dizer?, me expliquem.
Que a cidade de Recife ficou parada nos anos 60?
Não sou recifense mas não posso acreditar nisso. Não colocado da maneira como esse filme coloca. Recife e Pernambuco têm que ser outra coisa hoje, pior talvez, mas outra coisa.

Outro filme absurdo: “Elas”, de Malgoska Szumowska.
O mundo idealizado das prostitutas aparentemente livres, leves e soltas em contraposição ao mundo, mais do que hipócrita, castrado, da burguesia francesa.
Nem o mundo das prostitutas é assim nem acredito, francamente, que os maridos da burguesia parisiense de hoje não admitam sexo oral com suas esposas.
Do que esse filme está falando?
Se ainda fosse uma família burguesa comme il fault, mas uma esposa com dois filhos e um marido bonitão, jornalista da revista Elle, descobrindo o sexo nessa idade? Uma parisiense fascinada pela novidade da vida sexual de duas jovens estudantes prostitutas: pode coisa mais falsa na Paris do século XXI?

Fiquei estupefata com esses dois filmes, tão diferentes e tão falsos e antigos em suas questões. Não consigo entender por que é que estão querendo mostrar o girar das rodas da repressão sexual burguesa mais uma vez, sem avançar um milímetro que seja nessa discussão.
São filmes que parecem não saber onde é que estamos, muito menos pra onde vamos, pois sequer sabem de onde estamos vindo.

Que cansaço!

Anúncios
Esse post foi publicado em Cotidiano. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s