Nabókov

Nabókov é um escritor que me faz mal.
Depois de ler um conto dele cheio de descrições como esta:

“Justamente em um dia como esses, eu me abro como um olho no meio da cidade, em uma rua escarpada, absorvendo tudo ao mesmo tempo: o balcão com cartões-postais, a vitrine com crucifixos, o cartaz de um circo itinerante, um dos cantos descolado do muro, a casca de laranja ainda toda amarela na velha calçada grafite conservando aqui e ali, como em um sonho, vestígios remotos de um mosaico.´´

ou esta:

“…contornando o pé do monte corria o vapor de um trem invisível que se escondeu de repente; ainda mais abaixo era possível ver atrás de diferentes telhados um único cipreste, de longe parecido com a ponta negra apertada de um pincel de aquarela; à direita, via-se o mar, cinza, com rugas iluminadas.”

eu me pergunto, como é que ouso escrever depois disso?

(Os pequenos trechos são do belíssimo “Primavera em Fialta”, tradução de Graziela Schneider, in “Nova Antologia do Conto Russo”, Ed. 34.)

Esse post foi publicado em Cotidiano. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Nabókov

  1. Monstrinha disse:

    Puxa! Não conhecia este autor, mas confesso que fiquei encantada (e também intimidada rsrsrs).
    Vou procurar ler mais trabalhos dele!

    Quanto a “ousadia” de escrever, acho que é isso que faz o artista!
    Existe gosto pra todos os tipo de estilos e mesmo quando nos reconhecemos (várias vezes por dia no meu caso) tão inferiores a nossos ídolos e mestres, precisamos continuar com a nossa arte, senão ela explode dentro da gente!
    E quem sabe, daqui a algum tempo, algum blogueiro irá postar um trecho dos seus “contos de sexta feira” com a mesma sensação!
    😉

Deixe um comentário

