Para duas amantes dos clássicos

Na entrevista de Michael Cunningham, que citei ontem, um momento me fez lembrar de minhas queridas amigas Madame T.M. e Madame H., duas refinadas amantes dos clássicos.

Ambas muito cultas, profissionais, leitoras de quatro costados (como se poderia dizer no tempo dos seus preferidos), elas os defendem com brilhantismo e ardor, decididas a gastar o precioso tempo somente com eles. Não encontram o que ler hoje, não se identificam, acham raquíticos os autores atuais, perfunctórios, apelativos, sem graça, sobretudo os contemporâneas brasileiros.

As duas têm suas razões, e longe de mim querer tirá-las, mas acho que o perigo mora em uma palavra, no somente. E não que elas não saibam que os contemporâneos de hoje serão os clássicos de amanhã, mas quem? Quais? Quemquais?, Madame T.M. me envia um SOS pela garrafa internética jogada ao mar seco do Planalto. Penso em lhe enviar uma lista dos meus autores preferidos. Contemporâneos. Brasileiros. Gente que está produzindo, levando a Dona Literatura, do meu ponto de vista, pra frente.

Enquanto isso, aproveito e envio para as duas este pequeno recado do Michael Cunningham, em sua entrevista no último “Sabático”:

“Seria tolo ignorar os grandes escritores que vieram antes de nós, mas seria igualmente todo curvar-se ao cânone. Literatura é uma forma viva de arte. Temos de estar sintonizados com o que os nossos contemporâneos estão produzindo. Eles representam o futuro.”

Esse post foi publicado em Cotidiano. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Para duas amantes dos clássicos

  1. Tania Mendes disse:

    Me manda a lista de seus brasileiros contemporâneos preferidos ( sei que não será longa…)!
    Mas dizer que os contemporâneos ” são o futuro” – achei que é demais. No entanto gostei muito de ver que tenho uma companhia como a Herta — não estoy solita!

Deixe um comentário

