Cinema e Literatura

Já citei o Michael Cunnigham aqui. Gosto muito dos livros deles e sempre acho suas entrevistas excelentes. Veja um trecho especialmente interessante da que saiu no último “Sabático”, feita por Antonio Gonçalves Filho:

Pergunta
: Você considera o romance um meio mais eficaz que o cinema para lidar com temas complexos como esse? Como vê, por exemplo, a adaptação de “As Horas”?

Resposta: Não acho que o romance seja um gênero superior ao cinema como forma artística, mas creio que os filmes possam ir além dos livros. Num filme como “As Horas”, por exemplo, é possível mostrar uma atriz genial como Julianne Moore consumida em lágrimas num banheiro enquanto diz ao marido, através da porta fechada, que tudo está bem, num tom de voz absolutamente normal. A literatura, contudo, permanece a melhor forma de mostrar ao leitor o que é ser uma pessoa diferente de si mesma. Ela pode explorar o interior mais profundo das pessoas, seus sentimentos e pensamentos mais secretos, produzindo uma empatia que nenhum outro veículo conseguiria. Conhecemos personagens como Anna Karênina ou Emma Bovary mais profundamente do que poderiam ousar as versões para o cinema. Este é, acho, o mais poderoso argumento a favor da literatura como uma forma de arte que resiste. Isso implica, por consequência, que a ficção seja inerentemente política, mesmo que a história em questão nada tenha a ver com política. Se os leitores entenderem verdadeiramente que outras pessoas são verdadeiras e profundas como eles, pelo menos em teoria, estarão menos propensos a atirar bombas na cabeça dos outros. Fiquei muito feliz com a transposição de “As Horas” para o cinema, o que me torna, talvez, o único autor vivo contente com um filme baseado num livro seu.

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s