O cachorro negro do Churchill

Estou traduzindo um romance delicioso, “Mr. Chartwell”, de Rebecca Hunt. Sobre o gigantesco cachorro negro que literalmente esmaga Winston Churchill em suas noites de depressão. Uma ideia inusitada, uma escrita fluente e trabalhada, primeiro romance de uma escritora muito jovem. Estou mais ou menos na metade, e gostando muito.

Olha só como o livro começa:

“A boca de Winston Leonard Spencer Churchill fez um bico como se tivesse uma fatia de limão escondida lá dentro. Agora com oitenta e cinco, ele acordava cedo com frequência. O alvorecer cinza aparecia por uma fenda entre as cortinas, juntando forças para invadir. Churchill se preparava para o dia à frente, sua mente estendendo dedos analíticos para então se aproximar do dia como com um punho, pronto.
(…)
Embora completamente desperto, os olhos de Churchill permaneciam fechados. De costas, as cobertas puxadas e dobradas na altura da cintura, estava deitado com os braços ao lado do tronco acolchoado de seu corpo. No outro lado da casa, Clementine dormia em sua cama de quatro colunas. Ele pensou na esposa, desejando estar com ela.
Mas Churchill não estava sozinho em seu quarto; outra coisa no escuro, um monte mudo no canto, uma coisa maciça, o observava com torturada concentração.
Churchill estava consciente de sua presença. Não precisava ver nem escutar para saber que estava ali; tinha mais como um sentido, uma certeza instintiva quando a coisa aparecia. Uns olhos o pressionavam, quentes, implorando para que ele se levantasse. Queriam que ele se mexesse. Depois de horas de espera, doíam de desejo de explodir desde o canto e sacudi-lo.
Churchill falou com um sussurro apenas audível, não que importasse – ele sabia que a coisa escutaria.
– Dê o fora.
Houve um longo silêncio enquanto a coisa se arrastava para se compor. Churchill podia senti-la arreganhando os dentes obscenos. Ela disse, com irreprimível satisfação,
– Não.”

Anúncios
Esse post foi publicado em Trechos de livros. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s