De volta

Voltei muito contente de Passo Fundo.

Foram três encontros com estudantes e professores em torno do meu livro “O Voo da Arara Azul”, selecionado para o programa “O Livro do Mês”.

Tudo funcionou perfeitamente bem.

Salões cheios com alunos das escolas municipais, estaduais, e depois da Faculdade de Letras, todos preparados com a leitura do livro feita e várias perguntas na cabeça.

Foram três dias muito agradáveis e cheios de surpresas.

Uma delas, por exemplo, foi ver os alunos da Escola Militar Tiradentes encenando a história dessa novela juvenil cujo contexto é a época da ditadura civil-militar. Também apresentaram poemas e uma canção que fizeram sobre os anos sombrios e a repressão.

É muito curioso ver “ao vivo” a discussão que um livro seu provoca. Eu havia passado por uma experiência parecida ao conversar com os vestibulandos de Goiás sobre o meu “O Fantasma de Luís Buñuel”, romance que também coloca em questão esse período da nossa história. Foram experiências muitíssimo gratificantes.

Passo Fundo é uma cidade que abre os braços para os escritores brasileiros. É famosa pela Jornada Literária que, há cerca de 30 anos, leva à cidade um monte de escritores para encontros com milhares de estudantes. Por esse admirável trabalho de formação de leitores, liderado por Tania Rösing e sua equipe afinadíssima, Passo Fundo foi eleita a “Capital Nacional da Literatura”.

Belo título, não?

E muito merecido pois o que eles fazem não é apenas uma série de eventos mas um processo contínuo de formação de leitores. Um exemplo a ser seguido.

Fiquei muito honrada por ter sido convidada pela segunda vez (já estive lá antes participando da Jornadinha Literária) para essa programação literária que movimenta a cidade. E voltei me perguntando se esses jovens passo-fundenses têm consciência do enorme privilégio de viver em uma cidade assim. Se não têm essa consciência agora, certamente a terão quando adultos pois não há dúvida de que estão sendo envolvidos pela rede mágica da literatura e serão para sempre leitores.

Esse post foi publicado em Cotidiano. Bookmark o link permanente.

4 respostas para De volta

  1. Silvana disse:

    Zezé, este ano fui convidada pra participar da Jornadinha. Que gostoso saber que vou encontrar com você por lá!

  2. Não, Sil! Eu já fui.
    É muito bacana! Você vai adorar!

  3. Silvana disse:

    Eu vi, quer dizer, eu li, mas sei lá por que imaginei que essa sua visita de agora era uma espécie de “ensaio” pra agosto…!?! Que pena a gente não ir pra lá na mesma época…

Deixe um comentário

