Quem somos nós, os 6 bilhões

E no domingo passado, terminando nosso final de semana paulistano, Gali-Gali e eu fomos ao Masp, ver nosso crème de la crême, a exposição “6 bilhões de Outros”.

Um cara chamado Yann Arthus-Bertrand e sua equipe de repórteres, dirigidos por Sibylle d`Orgeval e Batiste Rouget-Luchaire, saíram pelo mundo durante cinco anos fazendo 40 perguntas a todo tipo de pessoas. Perguntas, acredite, que interessam a todos nós: eu, você, eles, vós.

No total, foram 5.600 entrevistas gravadas em vídeo em 78 países. Que na exposição estão agrupadas em pequenas tendas por temas como: O que é felicidade e o sentido da vida? O que é o amor e como fazer para que dure? Que desafios você enfrentou e quais os seus sonhos? Como é estar em casa e como é abandonar seu país? Como a mudança do clima está modificando sua vida? O que é família para você? E as lembranças de sua infância? O que é perdoar? O que aconteceu em Ruanda?

Você entra em uma tenda, senta-se e fica escutando as mais diferentes pessoas dos mais diferentes países falarem sobre essas coisas. Os vídeos são muitíssimo bem editados, as pessoas falam, e o tempo passa sem você perceber durante essa “jornada ao coração da humanidade”, como diz com muita propriedade o folheto da exposição.

Saímos de lá encantadas e com vontade de voltar mais vezes.
Pena que só eu vou poder voltar porque minha filhota já partiu. O que faz me lembrar da frase da primeira exposição com a qual começamos nosso final de semana:
“Saudade, seu moço, é vontade de ter de novo”.

Anúncios
Esse post foi publicado em Cotidiano. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s