O romance, a democracia e o reles mortal

A forma romanesca “é o meio perfeito para capturar a existência individual e, por outro lado, um meio quase perfeito para captar a experiência do grupo. A vida da pessoa comum – eis aí uma grande ideia, a primeira que o romance teve.

As formas literárias anteriores eram altamente elitistas. A tragédia e o épico tratavam, ambos, da classe dos governantes, embora por razões bastante diferentes; a comédia, com frequência, tinha menos nobreza em seus personagens. Não posso falar por vocês, mas meus ancestrais apareceriam em Shakespeare, se é que apareceriam, como coveiros e servos cômicos, a classe inteiramente dispensável, cujo tempo no palco é contado em segundos. Mesmo a lírica era destinada às classes ociosas que podiam ler – pastores apareciam, mas ela não era para (nem mesmo sobre) verdadeiros pastores. Não, se seu sobrenome indicava o trabalho que você fazia ou onde o fazia – Miller, Cooper, Smith, Farrier, Forester ou Forster ou Foster, você estaria excluído da literatura antiga.

Então, veio essa nova forma, abastecendo uma classe média emergente e, muitas vezes, sobre seus membros, e espaçosa o suficiente para ter lugar para quem realmente trabalha para viver. Ainda é melhor ter coisas do que fazer coisas, mas é um começo. Nenhum acaso nisso, no entanto: a ascensão do romance coincide com a ascensão de uma classe média, e da liberdade, e da democracia. Essa é uma forma na qual as pessoas comuns podem importar. Mas não é sobre uma classe, apenas sobre seus membros individuais. De fato, é a primeira forma na história da civilização ocidental a sugerir que uma única pessoa pode realmente importar no grande esquema, mesmo se essa pessoa não usar uma coroa.”

Thomas C. Forster, em “Para ler romances como um professor” , a ser publicado em 2011 pelo selo Lua de Papel

Anúncios
Esse post foi publicado em Trechos de livros. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s